A FAFERIA FOI CRIADA EM 2016. É UMA CASA VOLTADA PARA A CERÂMICA NO CENTRO ANTIGO DE FLORIANÓPOLIS, COM CURSOS PERMANENTES E WORKSHOPS; COMÉRCIO DE ARGILAS, ESMALTES, FERRAMENTAS E MATÉRIAS-PRIMAS PARA CERAMISTAS; PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE QUEIMAS CERÂMICAS; LOCAÇÃO DE ATELIÊ E DE TORNO; E COMÉRCIO DE CERÂMICAS.
Conheça um pouco de quem faz a Faferia
Fifo Lima
Coordenador da Faferia Cerâmica. Cuida da gestão, das queimas cerâmicas e ajuda no atendimento a clientes. É jardineiro da Faferia. Curte fazer cerâmica em casa nos fins de semana. É formado em Letras pela UFSC. Exerceu o jornalismo. Foi repórter nos jornais O Estado, A Notícia e Diário Catarinense, trabalhando principalmente na área de cultura. Durante seis anos foi assistente da diretoria da Fundação Cultural Badesc, prestando assessoria de imprensa, produção e coordenação do cineclube da casa. Produziu a Feira de Arte de Florianópolis, a FAF. Escreveu Paulo Gaiad – Vida e Obra e uma breve biografia do artista Rubens Oestroem. Foi conselheiro estadual de cultura.
Bia Müller
É designer de produto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e especialista em gestão de produto de moda pela faculdade Estácio de Sá. Apaixonada por trabalhos manuais e produto,já atuou em fábrica de móveis, de decoração e joalheria com marca própria. Faz cerâmica por hobby, se dedicando ao aprendizado de torno e produção de acessórios. Na Faferia, auxilia na gestão, contabilidade, matrículas, compras e prospecção de produtos, e nos atendimentos. Também é responsável pela implementação do site e do ERP da Faferia, um sistema de gestão no qual todas informações empresariais são integradas.
Helena Cagliari
É designer gráfica em formação pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí). Fascinada por artes desde cedo, lançou em 2020 a Bimbobéu, sua marca de cerâmicas artesanais, onde atua na criação, modelagem e ilustração das peças, além de empreender na gestão e desenvolvimento da marca. Na Faferia, é responsável pelos atendimentos e envio dos pedidos, além de auxiliar no processo das queimas e na realização das matrículas.
Cecília Cruz
Formada em Letras-Português e atualmente cursando mestrado em Literatura na UFSC, é escritora e atua como revisora textual freelancer. Proprietária da marca Ceraminhas, cria e comercializa peças cerâmicas em feiras e eventos. É co-criadora da loja de acessórios Sabor Laranja, de cerâmicas. Na Faferia, é responsável pelas atividades práticas, como produção de mostruários, fracionamento de argilas, confecção de peças e teste de materiais. Também atua como auxiliar nas oficinas, eventual tradutora e encarregada oficial do café.
Jade Sapucahy
Professora do ateliê de mesa e da oficina de iniciação à cerâmica na Faferia, é artista visual, professora e pesquisadora de processos artísticos com foco em arte participativa e práticas colaborativas. Desenvolve suas pesquisas por meio de diferentes linguagens como a cerâmica, fotografia e a escrita.
É bacharel em Artes visuais pela UDESC e atualmente faz licenciatura no mesmo curso. Durante a graduação, foi monitora do Ateliê de cerâmica e bolsista no Programa de Extensão Núcleo Pedagógico de Educação e Arte (NUPEART Pro...Move), atuando no ensino e na promoção da arte cerâmica em Florianópolis.
Cursa Roda de Oleiro Tradicional na Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, em São José (SC), e já participou de outros cursos e oficinas em cerâmica nas áreas de modelagem criativa, modelagem em torno elétrico, construção de fornos, fotocerâmica e formulação de engobes e esmaltes.
Atuou como pesquisadora do projeto Mapeamento de Ceramistas da Grande Florianópolis, realizado em 2023.
Ágata Tomaselli
Professora de torno e esmaltação na Faferia, é graduada em Artes Visuais pelo CEART/UDESC, e tem formação em roda de oleiro tradicional pela Escola Municipal de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, em São José, SC. Fez cursos de esmaltes cerâmicos com Marina Takasi e Ruben Alekxander.
Foi bolsista no programa de extensão NUPEART ProMove (CEART/UDESC), onde ministrou cursos e organizou eventos de cerâmica voltados para comunidade, e atualmente é voluntária do projeto. É integrante do Coletivo Geodésica Cultural, de arte colaborativa, e do grupo de estudos cerâmicos Encruzilhadas do Barro (UFPel).
Atuou como fotógrafa e pesquisadora do projeto Mapeamento de Ceramistas da Grande Florianópolis, realizado em 2023. A Ágata também é responsável pela marca Áter Cerâmica, através da qual se dedica à sua própria pesquisa e produção cerâmica. Instagram: @aterceramica, e site: aterceramica.com.br