Oficina Engobes Cerâmicos
Profª Ceramista: Alicia Ferreira
Próxima turma:
24/01/25 (sexta-feira) das 14 às 18h
RESUMO
Oficina prática onde participantes irão conhecer e aplicar algumas das diferentes técnicas e estilos possíveis para decoração com engobes comerciais e artesanais em peças cerâmicas cruas.
Com apoio de fotos, mostruários e apostila impressa, a oficina vai percorrer a rica diversidade do uso do engobe nas cerâmicas tradicionais e contemporâneas e suas inúmeras possibilidades estéticas, abordar a composição química e preparar o engobe de base e, por fim, cada participante irá praticar, decorando sua placa com as técnicas aprendidas. A placa decorada será posteriormente queimada em alta temperatura com esmalte transparente.
Um grupo de whatsapp será criado para troca de impressões sobre o resultado da queima.
Placas de 13x13cm em ponto de couro, engobes, ferramentas e as queimas de biscoito e esmalte serão fornecidas pela Faferia.
METODOLOGIA
Embasamento teórico com material didático;
Preparo de engobes;
Apresentação de diferentes técnicas e processos de aplicação;
Produção de placas decoradas.
VALOR
R$325,00
MATERIAL
Apostila didática
Placas
Engobes
*Materiais e queimas inclusos no preço da oficina.
QUEM É A MINISTRANTE
Produtora Artística desde 1977 e Ceramista com produção cerâmica em atelier individual e coletivo, como artesã e instrutora. Atuou como Ceramista entre os anos de 1983 e 1994, adquirindo experiência no manejo do processo de gestão e produção de atelier de pequeno e médio porte e, escolas de cerâmica. Como formadores, teve professores oriundos de escolas diversas, com destaque para a formação em técnica modelagem em torno com mestre japonês, modelagem manual com acordoamento de acordo com técnicas indígenas do povos Anazazi.
Nas décadas de 1980 e 90, Alicia Ferreira estudou e trabalhou em ateliês no Rio de Janeiro, Teresópolis e nos E.U.A, no Colorado e Washington D.C., adquirindo experiência nos processos de produção e gestão de ateliê e de escolas de cerâmica.
Participou da implantação do Ateliê de Cerâmica da Casa de Cultura Municipal de Teresópolis, RJ e do Centro Mulheres de Barro, em Parauapebas/Pará.
Sua produção foca em peças utilitárias e decorativas, modeladas em torno, com influência da simplicidade e funcionalidade da cerâmica japonesa como ponto de partida para explorar diversas linguagens, culturas e técnicas decorativas, com ênfase no uso de engobes.
MATRÍCULA
Clique aqui para entrar em contato e efetuar sua matrícula.
IMPORTANTE
Em caso de falta, não há devolução do valor da aula. Aulas avulsas não são reagendadas. Para os mensalistas, é possível fazer um reagendamento de aula por mês, desde que a Faferia seja avisada 10 dias antes da data da aula. Depois deste prazo, não é mais possível remarcar.